Hoje a tarde teve inicio as atividades do Gestar II de Lingua Portuguesa e de Matemática no Municipio de São Francisco de Paula. Primeiramente eu Gleice, Formadora de lingua Portuguesa, a formadora de Matemática e a Assessora Pedagógica Séries Finais da SMEC, fizemos a abertura do Gestar para os professores. Posteriormente separamos a turma para encaminhar as atividades de acordo com cada disciplina. Gostei muito do encontro, as professoras se mostraram bastante receptivas a capacitação e parecem "empolgadas" em realizar as atividades propostas. Ao todo serão seis professores que estarão frequentando o curso de lingua portuguesa. Abaixo segue o cronograma de encontros que preparei para organizar nossos encontros presenciais:
GESTAR II: GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O Gestar II é um programa de Formação Continuada semi presencial destinado a professores de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª Série e/ou 6º ao 9º ano. O seu objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e da autonomia do professor, ou seja, é uma ação que visa a melhoria da qualidade da educação no nosso município.
METODOLOGIA
1ª ETAPA
60 horas presenciais (40h de oficinas + 20 horas de coordenação e acompanhamento).
90 horas à distância (leituras, atividades, relatórios e prática).
AVALIAÇÃO
A avaliação do professor visa ao mapeamento de seu desenvolvimento profissional e continuo durante o programa Gestar. Possui caráter dinâmico, ou seja, procura detectar os avanços e as necessidades de intervenções, para a correção dos percursos no processo de desenvolvimento e aprendizagem na formação dos professores. Portanto, é um processo formativo, com foco na perspectiva qualitativa, permanente e continua da avaliação. (MEC. Guia Geral. p. 17)
Os professores cursistas serão certificados pela Secretária Municipal de Educação Cultura e Desporto, mediante:
- Apresentação de todos os relatórios das atividades práticas propostas;
- Avaliação dos encontros presenciais;
- Execução das atividades à distância propostas;
- 75% de freqüência e participação nos encontros presenciais.
CRONOGRAMA DE ENCONTROS PRESENCIAIS
AULA 1
25/05/09
- Apresentação do Gestar II
- Apresentação do Blog / Portfólio
- Breve apresentação sobre o Projeto que deverá ser desenvolvido
- Intervalo
- Distribuição do material – Guia Geral, TP3 e AA3
- Entrega do Cronograma de Encontros
- Avaliação do encontro
- Tema de Casa: Ler TP3 e realizar as atividades
AULA 2
08/06/09
- Apresentação TP3 (Power Point)
- Discussão em grupo sobre o TP
- Atividade de reflexão
- Avaliação do Encontro
- Tema de Casa: Realização da atividade
Avançando na Prática (TP3, unid 10) com relatório.
AULA 3
22/06/09
- Como fazer um Projeto?
- Dúvidas e questionamentos
- Avaliação do encontro
AULA 4
06/07/09
- Apresentação dos relatórios da atividade Avançando na Prática (TP3) .
- Oficina
- Atividade p. 191 TP3 ou AA3
- Avaliação do Encontro
- Tema de Casa: Ler TP4 e realizar as atividades
AULA 5
20/07/09
- Discussão em grupo sobre o TP4
- Atividade de reflexão
- Avaliação do Encontro
- Tema de Casa: Realização da atividade
Avançando na Prática (TP4, unid14) com relatório.
AULA 6
03/08/09
- Oficina
- Atividade p. 215 TP4 ou AAA4
- Avaliação do Encontro
- Tema de Casa: Ler unidades 17 e 18 do TP5
AULA 7
17/08/09
- Dicussão em grupo sobre as unid. 17 e 18 do TP5
- Atividades de reflexão
- Avaliação do Encontro
- Tema de Casa: Realização da atividade Avançando na Prática (TP5,unid 18)
AULA 8
31/08/09
- Oficina
- Atividade TP5 ou AAA5
- Avaliação do Encontro
- Tema de Casa: Ler unid 19 e 20 do TP5
AULA 9
14/09/09
- Discussão unid 19 e 20 do TP5
- Atividade de Reflexão
- Avaliação do Encontro
- Tema de Casa: Realização da atividade Avançando na Prática (TP5,unid 20)
AULA 10
28/09/09
- Oficina
- Atividade de reflexão
- Avaliação do Encontro e entrega do Portfólio
- Encerramento 1ª etapa.
Enfim.... a partir de hoje iniciamos a nossa formação e já foi possível fazermos muitas reflexões sobre a educação no municipio. O texto: "As tarefas da Educação" de Rubem Alves que lemos em aula nos proporcionou uma reflexão sobre a importância da arte de pensar e qual a real importância das ferramentas na aprendizagem dos nossos educandos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário